terça-feira, 17 de março de 2009

salto alto na cidade

Hoje eu estava com saudades de andar de salto, de me achar mais alta, mais feminina. Preciso dizer que não foi a melhor idéia que eu tive nos últimos tempos?
No princípio estava tudo bem, mesmo andando nas calçadas não muito planas, eu estava conseguindo andar bem. Mas começou a chover. E caminhar já não era algo tão fácil assim, principalmente de salto.
Ao sair da estação do metrô, tentando não escorregar, me deparei com uma imensidão de sombrinhas, era a parada de ônibus. Então além de tentar me equilibrar no salto, tentava não enfiar o ferrinho do meu guarda-chuva no olho de ninguém e não ter meu próprio olho furado.
Os ônibus passavam lotadíssimos, poucos paravam. A saída foi tentar ficar confortável ali. Uma moça bem angustiada perguntou se eu queria rachar um taxi, mas estava sem grana. Ela então me contou sua história: "Essa chuva acabou comigo hoje, tinha uma entrevista de emprego e fiquei toda encharcada, minha blusa ficou transparente, liguei avisando que não ia. Agora, estou atrasada pra apresentar um trabalho na faculdade e o material que eu ia apresentar está todo destruído pela chuva. Tô desesperada".
Estava ali ouvindo quando o busão chegou e, mesmo lotado, parou. Eu e mais meia dúzia de pessoas, incluindo a moça com quem conversara, se penduraram à porta. Fomos nos encaixando nos espaços. O motorista esperando as pessoas se espremerem mais um pouco para poder fechar a porta, mas não havia nenhum milímetro vazio. Eu já havia me enfiado lá dentro, mas as pessoas penduradas pediam: "Ei galera, anda mais um passo, mais um passinho, por favor", e nós, os enfiados, tentávamos ajudá-los. Enfim a porta se fechou.
Na volta para casa, riachos e córregos se derramavam na sarjeta. Minhas sandálias altas estavam me atrapalhando. Meus pés escorregando, eu ali, andando devagar, sem cair, consegui chegar! Morta de raiva, toda feminilidade e beleza por água a baixo, chegando perto de casa, tirei as sandálias e vim descalça mesmo.


3 comentários:

  1. pow....com tudo isso ainda pensei que vc ia escrever que se stabacou no chão....isso td por conta do teu historico de quedas...e olha q sei so umas duas ou três...
    Parabéns...pés duedu...chuva grossa...multidão...e vc não perdeu a feminilidade...morta de raiva mas sempre feminina.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é tua inteção mais tá muito engraçado os teus textos! hehe...

    ResponderExcluir